
Patrimônio material
Bens móveis e integrados.
Acervos Documentais
Endereço: Bens sob a guarda do Arquivo Histórico Municipal – Avenida Brasil, 590 – Costa Carvalho
Processo: 1540/1998 – 1543/1998 – 1539/1998 – 1542/1998 – 1541/1998
Decreto/Data: 6209/28.04.1998 – 6210/28.04.1998 – 7459/15.07.2002 – 7491/09.08.2002 – 7492/09.08.2002
O decreto de tombamento dos bens considera que os acervos de documentos são de fundamental importância para o resgate da memória histórica de Juiz de Fora e para a construção da cidadania. Sua preservação é meio de possibilitar o acesso amplo e irrestrito à memória coletiva, tanto por parte da comunidade escolar, quanto por parte dos cidadãos.
Compõem os acervos documentais tombados pelo município os seguintes bens:
- Acervo Documental do “Fundo Câmara Municipal de Juiz de Fora no Império”
Sua relevância baseia-se na singularidade de seus documentos, não existindo similares para a pesquisa histórica da cidade. A documentação foi produzida entre 1853 e 1889, período de nascimento e afirmação da cidade.
- Acervo Documental do “Fundo Câmara Municipal de Juiz de Fora na 1ª República”
Sua relevância baseia-se na singularidade de seus documentos, não existindo similares para a pesquisa histórica da cidade. A documentação foi produzida entre 1889 e 1930, momento significativo para a cidade de Juiz de Fora.
- Acervo Documental do “Fundo Criminal do Fórum Benjamim Colucci – 1ª República”
Bem de valor histórico e cultural, a documentação judiciária é formada pelos processos criminais produzidos no período de 1892 a 1945. Acervo importante para o estudo do cotidiano da cidade, sua evolução e suas crises, do espaço geopolítico e da evolução das relações interpessoais e intergrupais na sociedade de Juiz de Fora.
- Acervo Documental do “Fundo Criminal do Fórum Benjamim Colucci – Império”
Bem de valor histórico e cultural, a documentação judiciária é formada pelos processos criminais produzidos no período de 1829 a 1891. Acervo importante para o estudo do cotidiano da cidade, sua evolução e suas crises, do espaço geopolítico e da evolução das relações interpessoais e intergrupais na sociedade de Juiz de Fora.
- Acervo documental do “Fundo Tabelionato do Cartório do 1°. Ofício de Notas da Comarca de Juiz de Fora“
O decreto de tombamento do bem considera que o acervo de documentos é de fundamental importância para o resgate da memória histórica de Juiz de Fora e para a construção da cidadania. Constitui uma referência judiciária das mais antigas existentes no município e sua preservação é o meio de possibilitar o acesso amplo e irrestrito, tanto da comunidade escolar quanto dos demais cidadãos.
Sua relevância baseia-se na singularidade de seus documentos, não existindo similares para a pesquisa histórica na cidade.